O Partido Liberal (PL) apresentou à Câmara dos Deputados um pedido de urgência para a votação do projeto que concede anistia aos acusados pelos atos de 8 de Janeiro. O requerimento contou com 262 assinaturas, sendo que 146 delas vieram de deputados de partidos aliados ao governo Lula, o que corresponde a 56% do total de apoios reunidos pelo PL.
União Brasil: 40 assinaturas
Progressistas (PP): 35 assinaturas
Republicanos: 28 assinaturas
PSD: 23 assinaturas
MDB: 20 assinaturas
Veja também
Polícia Civil mira rede de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes
Todos esses partidos têm quadros chefiando ministérios no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A relação de apoio ambíguo, tanto ao Executivo quanto ao projeto da oposição, fez o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL, acelerar a formalização do requerimento de urgência.
“Amigos, acabo de dar entrada ao requerimento de urgência do PL da Anistia, com 264 assinaturas, devido às notícias recebidas que o governo está pressionando os deputados a retirar assinaturas, mudei a estratégia e agora está protocolado o documento e público todos que assinaram. O governo não vai nos pegar de surpresa mais”, informou, em nota, o líder do PL.
Inicialmente, a ideia era aguardar até a próxima semana para buscar mais adesões, aproveitando o esvaziamento de Brasília devido ao feriado da Sexta-feira Santa e da Páscoa. Antes de protocolar o pedido, Sóstenes havia declarado que analisaria o perfil e o histórico de votações dos deputados.
Com informações de Portal Uol.