Geral -
Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya no SUS
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Ministério da Saúde anunciou que pedirá a incorporação da vacina contra chikungunya, desenvolvida pelo Instituto Butantan, ao Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que, uma vez aprovada, e com capacidade produtiva, a vacina seja incorporada ao calendário nacional de vacinação e fortaleça as ações de combate à doença. 

Ministério da Saúde encaminhará o pedido à comissão que autoriza as inclusões (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O registro da vacina, autorizado a ser aplicado no país na população acima de 18 anos, foi aprovado na segunda-feira (14) pela Anvisa. 

O Ministério vai encaminhar o pedido à Conitec, comissão que avalia a inclusão de novas vacinas e outras tecnologias na rede pública, para adoção de medidas necessárias de avaliação da oferta do novo imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também
Deputados da base de Lula são 56% das assinaturas de pedido para acelerar anistia pelo 8 de janeiro

A vacina contra Chikungunya foi desenvolvida pelo laboratório Valneva, empresa francesa de biotecnologia, em parceria com o Instituto Butantan, e representa um avanço significativo no enfrentamento de arboviroses. 

A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue e da Zika.  A doença causa febre alta e dores intensas nas articulações. 

O vírus foi introduzido no Brasil em 2014 e, atualmente, todos os estados registram casos. 

Fonte: Radioagência Nacional

Compartilhe: