A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, que recebeu asilo do Brasil, chegará já nesta quarta-feira (16) a Brasília após obter um salvo-conduto do governo peruano para se refugiar no país.
Na terça-feira (15), o Ministério das Relações Exteriores do Peru informou que a esposa do ex-presidente Ollanta Humala, que governou o Peru entre 2011 e 2016, entrou na embaixada brasileira em Lima para pedir asilo horas depois de ambos terem sido condenados à prisão por lavagem de dinheiro.
A Justiça do Peru condenou Humala e Heredia a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro ilícito de empresas brasileiras para campanha política, em outra sentença de alto perfil em um país onde vários líderes foram envolvidos em casos de corrupção.
Veja também
Polícia Federal mira contratos de R$ 3,5 bi pagos por encenação de fake news antes das eleições
De acordo com um dos advogados de Humala no Brasil, Marco Aurélio de Carvalho, Heredia tem câncer e já havia solicitado permissão para viajar ao Brasil para tratamento, mas o pedido foi negado na ocasião.
Isso porque o julgamento da ex-primeira-dama estava ainda em andamento. Heredia, que respondia ao processo em liberdade ao lado de seu marido, não apareceu para a leitura da sentença na terça-feira (15).
Após uma operação de busca e apreensão em sua casa, policiais constataram que ela estava na Embaixada do Brasil na capital peruana.
Seus advogados afirmaram ainda que, como seguia tentando autorização para viajar ao Brasil e ser submetida ao tratamento, Heredia optou por buscar refugio no edifício do governo brasileiro. Além dela, o Brasil concedeu asilo diplomático a seu filho mais novo.
Com informações de Agência Brasil e Portal g1.