Política -
Danielle do Vale denuncia preconceito de gênero nos ataques contra a indicação de Alanna Galdino ao TCE-PB
Termômetro da Política
Compartilhe:

Na sessão ordinária desta terça-feira (22), a deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos) fez um discurso na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) manifestando preocupação com o que chamou de campanha para descredibilizar a indicação de Alanna Galdino ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Segundo a parlamentar, as críticas contra a indicada vão além de questões técnicas e demonstram preconceito de gênero.

Danielle do Vale ressaltou que Alanna Galdino está prestes a se tornar a primeira mulher conselheira do Tribunal de Contas da Paraíba (Foto: Divulgação/ALPB)

Danielle destacou uma fala recente feita por uma procuradora, que afirmou que Alanna “não tem trajetória própria”, que sua história seria fruto da atuação de seu pai, o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (Republicanos), e que, segundo a procuradora, Alanna sequer teria opinião formada. Na opinião da deputada, esse tipo de comentário reflete um padrão histórico de tentativa de deslegitimação de mulheres que ocupam espaços de poder.

Veja também
Eleições presidenciais 2026: pesquisa aponta derrota de Lula em todos os cenários no 2º turno

A deputada também ressaltou que Alanna Galdino está prestes a se tornar a primeira mulher conselheira do Tribunal de Contas da Paraíba, um fato histórico que representa um avanço na luta por mais equidade de gênero nas instituições públicas.

Danielle ainda observou que nenhum homem indicado ao TCE teve sua trajetória associada à figura paterna ou teve sua autonomia questionada nesses termos. “Quando se trata de uma mulher, a crítica muitas vezes assume contornos de julgamento moral, pessoal e até familiar”, acrescentou.

A parlamentar finalizou reafirmando seu compromisso com a valorização da presença feminina em espaços de decisão.

Fonte: Assessoria de imprensa

Compartilhe: