Geral -
Lula exonera Alessandro Stefanutto da presidência do INSS após Operação Sem Desconto
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em decisão anunciada nesta quarta-feira (23) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o presidente Lula (PT) determinou a demissão de Alessandro Stefanutto do cargo de presidente do INSS. A exoneração será formalizada pelo Ministério da Previdência Social, pasta à qual a autarquia está vinculada. Stefanutto é um dos investigados na Operação Sem Desconto, deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). Horas antes da decisão presidencial, a Justiça Federal já havia determinado o afastamento cautelar do ex-presidente do INSS e de outros cinco servidores públicos.

Alessandro Stefanutto foi exonerado (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A operação investiga um suposto esquema nacional de cobrança de mensalidades associativas não autorizadas que teria descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Veja também
Bolsonaro é intimado em hospital sobre processo por tentativa de golpe no STF

Após a deflagração da operação, o governo federal anunciou a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica que permitem que organizações da sociedade civil cobrem de aposentados e pensionistas mensalidades associativas descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo INSS.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: