Política -
Paraíba mantém rating máximo em nova avaliação da S&P Global
Termômetro da Política
Compartilhe:

A agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings confirmou novamente o rating brAAA para a Paraíba, a mais alta avaliação concedida a entes subnacionais. A classificação atesta o risco de crédito praticamente nulo do estado e sua capacidade de cumprir obrigações financeiras, servindo como atrativo para investimentos. O relatório da S&P Global destacou três pilares fundamentais para a manutenção da nota máxima: o forte desempenho fiscal, com amplas reservas de caixa e baixos níveis de endividamento; a gestão financeira que equilibra disciplina fiscal com desenvolvimento econômico; e a execução prudente de políticas públicas que garantem sólida liquidez.

Esta é segunda vez consecutiva que a gestão do governador João Azevêdo alcança o rating (Foto: Reprodução/Secom-PB)

Esta é a segunda vez consecutiva que o estado conquista a classificação máxima da agência internacional, reflexo de sua consistência na administração das contas públicas. O rating brAAA coloca a Paraíba entre as unidades da federação com melhor avaliação de risco no país.

Veja também
Ministério Público pede vista e adia julgamento de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do TCE-PB

“Nos últimos cinco anos, a Paraíba reportou superávits operacionais excepcionalmente altos, de cerca de 15% das receitas operacionais”, aponta o relatório. Fora isso, o documento também aponta que a estrutura de gastos do estado melhorou nos últimos cinco anos. “O capex vem aumentando sua participação nos gastos totais desde a pandemia, em linha com os ambiciosos planos de infraestrutura do estado. Esperamos que o capex atinja 13,5% do gasto total até 2027, versus 9,7% do gasto total em 2021”, afirma. 

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, ressaltou que o relatório da S&P Global Ratings mais uma vez vem assegurar que o estado da Paraíba é um local seguro para se investir, em função do seu baixo risco de crédito, capacidade de honrar compromissos, sólida gestão fiscal e consistentes planos de desenvolvimento de sua infraestrutura, com boas perspectivas de realização até 2027.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: