Nesta sexta-feira (25), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizaram uma sessão especial em homenagem ao Dia do Exército e aos 70 anos do Grupamento de Engenharia Militar no estado, que tem sede na capital. A cerimônia, proposta pelo deputado João Gonçalves (PSB), incluiu a entrega da Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta condecoração do Legislativo estadual, ao General Alessandro Silva. Além disso, o militar recebeu o Título de Cidadão Pessoense, concedido pela Câmara Municipal de João Pessoa.
O deputado João Gonçalves declarou que a homenagem apresentada e aprovada por unanimidade em plenário ao General de Brigada Combatente Alessandro da Silva é um reconhecimento por parte dos representantes do povo paraibano por sua trajetória de prestação de serviços relevantes ao Estado da Paraíba, com destacado trabalho dedicado ao bem-estar da população e ao desenvolvimento social.
Veja também
Caso STF, Ramagem e Hugo Motta: presidente da Casa estaria irritado com ofício de Zanin
“Hoje celebramos a trajetória de um líder exemplar, de um militar de notável carreira e um verdadeiro patriota, o General de Brigada Combatente Alessandro da Silva. Sua dedicação inabalável do serviço militar e sua competência indiscutível fazem dele um exemplo de profissionalismo, coragem de compromisso com a pátria. Além da competência técnica, ele demonstra sensibilidade ao lidar com questões sociais internacionais, promovendo o avanço significativo e estreitando os laços entre as instituições e a comunidade. Neste momento solene, prestamos esta justa homenagem , não apenas por sua brilhante carreira, mas pelo legado de integridade, coragem e dedicação que deixa para as futuras gerações”, declarou João.
O parlamentar lembrou que a fundação do Grupamento de Engenharia do Exército aconteceu no ano de 1955, durante a gestão do presidente da República, Café Filho, com o intuito de expandir os trabalhos da engenharia do Exército para a Região Nordeste, assegurando a conjunção de esforços e a correta execução dos trabalhos técnicos realizados pelos batalhões Ferroviário, em Campina Grande (PB) e em Crateús (CE), e o Batalhão Rodoviário, em Caicó (RN), todos naquele mesmo ano.
De acordo com o parlamentar, no final daquela década, a Engenharia Militar já apresentava um acervo de obras rodoviárias e ferroviárias que atestavam sua capacidade técnica e gerencial, demonstrando a efetiva participação do Exército Brasileiro nas obras de infraestrutura do País. “Tenho um imenso orgulho em celebrar os 70 anos de criação do Grupamento de Engenharia do Exército em João Pessoa e homenagear o Dia do Exército Brasileiro. “Esta unidade foi além da função militar. Construiu estradas, pontes, restaurou caminhos e, principalmente, construiu esperança por onde passou. Esta homenagem simboliza o reconhecimento da sociedade paraibana ao legado de dedicação e patriotismo do Exército”, comemorou o deputado.
Fonte: ALPB