Um grande apagão elétrico na Europa afetou diversas regiões da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira (28), provocando transtornos em transportes e cidades. Em Madri, partes do metrô tiveram que ser evacuadas devido à falta de energia, e o trânsito no centro ficou caótico com semáforos desligados, segundo emissoras de rádio locais. Nas redes sociais, moradores compartilharam imagens de estações de metrô completamente às escuras.
A Renfe, companhia ferroviária espanhola, suspendeu seus serviços por volta das 12h30 no horário local (7h30 em Brasília) devido à falha no fornecimento de energia.
A Red Elétrica, responsável pela distribuição na Espanha, informou em suas redes sociais que está trabalhando com outras empresas para restabelecer a eletricidade.
“Planos de restauração do fornecimento de energia foram ativados em colaboração com empresas do setor após a queda de energia na península. As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”, publicou a Red Elétrica.
Veja também
Asteroide antes considerado risco para a Terra agora ameaça a Lua; veja projeções
Em Portugal, a distribuidora E-Redes afirmou ao jornal Expresso que o problema está relacionado a uma falha no sistema elétrico europeu e que precisou interromper o fornecimento em algumas áreas para evitar um colapso maior. A empresa também mencionou que partes da França foram impactadas.
O jornal espanhol El País destacou que ainda não há uma causa oficial para o apagão, e todas as possibilidades estão sendo analisadas — incluindo a hipótese de um ataque cibernético.
Os governos da Espanha e de Portugal já iniciaram investigações para determinar a origem da falha.
Com informações do g1.