Nesta terça-feira (29), o prefeito Cícero Lucena entregou à comunidade a creche CMEI Ninho do Saber Nossa Senhora da Penha e a Escola Antônio Santos Coelho, formando um novo complexo educacional no bairro da Penha. Com essas inaugurações, a gestão municipal já reconstruiu 48 unidades de ensino desde 2021. O novo complexo vai atender mais de 800 estudantes, desde bebês de seis meses até alunos do Ensino Fundamental II, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A estrutura conta com ginásio esportivo, salas Google, espaços Maker, biblioteca e ambientes Lego, recursos pedagógicos modernos que buscam oferecer uma educação mais interativa, inclusiva e alinhada com as demandas da era digital.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a modernização da rede pública de ensino, proporcionando infraestrutura adequada e ferramentas inovadoras para o desenvolvimento educacional na cidade.
“A gente fica muito feliz quando consegue entregar a unidade 48, trazendo toda a estrutura e o olhar da nossa gestão, com Sala Google, Maker, com acessibilidade. Nessas duas unidades também a entrega de um ginásio, que há muito tempo a comunidade reivindicava. Então, aqui está um complexo educacional, desde o nascimento da criança até o final do Ensino Fundamental, aos 14 anos, 16 anos que os meninos ficam nesse complexo”, celebrou o prefeito, que ainda fez a entrega de tabletes para alunos de 8º e 9º anos.
Veja também
Após queda em março, IGP-M de abril registra inflação de 0,24%
A secretária Municipal de Educação e Cultura, América Castro, informou que foram investidos mais de R$ 2,5 milhões nas duas unidades escolares. Ela também celebrou outros avanços no ensino municipal, como óculos de grau, tabletes, programas educacionais e pedagógicos. “Para nós é uma alegria muito grande – eu que sou educadora de profissão – é uma alegria enorme proporcionar esse diferencial, que traz sim, sem dúvida nenhuma, uma melhoria na aprendizagem”, afirmou a secretária.
A gestora pedagógica do Ninho do Saber Nossa Senhora da Penha, Dafara Cavalcanti, definiu a entrega da unidade como “algo grandioso e que vai preparar os alunos para o futuro”. Ela lembrou que o CMEI precisava desse olhar que está chegando em toda a Rede Municipal de Ensino para que mais alunos possam ter acesso a um ensino cada vez mais inovador. “Atendendo não só os alunos da Penha, mas do Seixas, Quadramares e outras localidades vizinhas”, pontuou.
Veja todas intervenções da Escola Antônio Santos Coelho Neto, que atende 680 alunos:
Modernização da fachada;
Construção de passarela coberta;
Construção de reservatório;
Ampliação dos banheiros;
Ampliação do vestiário;
Execução de nova coberta no ginásio;
Pintura de piso em epóxi;
Escovódromo;
Climatização;
Instalações de combate a incêndio;
Readequação das instalações hidrossanitárias;
Readequação das instalações elétricas;
Revitalização de pisos e paredes;
Acessibilidade.
Veja todas as intervenções do Ninho do Saber Nossa Senhora da Penha, que atende 200 crianças:
Modernização da fachada;
Construção de pátio coberto;
Ampliação de sala de aula;
Escovódromo;
Climatização;
Readequação das instalações hidrossanitárias;
Readequação das instalações elétricas;
Instalações de combate a incêndio;
Acessibilidade.
Fonte: PMJP