O ex-vereador e secretário de Estado da Administração da Paraíba, Tibério Limeira, é o novo presidente do diretório municipal do PSB em João Pessoa. O controle do partido na capital foi assumido oficialmente nessa terça-feira (4), e logo a imprensa local deu conta de plantar a discórdia entre aliados, já que o partido do governador João Azevêdo (PSB) tem participação na chapa do prefeito Cícero Lucena (PP) com o cargo de vice-prefeito, de Leo Bezerra (PSB). Sendo Cícero e João aliados sem qualquer indício de rompimento, seria Tibério candidato a vice no lugar de Leo?
Eu digo que não.
Deter o comando do diretório municipal do partido é de extrema importância para as definições das composições nas eleições do próximo ano. Mas da mesma forma que o PSB não sinaliza qualquer racha com o prefeito de João Pessoa, o grupo político do governador também não entra na disputa para fazer graça.
É muito improvável que João coloque um de seus homens de confiança para criar desavenças. Leo está bem junto a Cícero, tem papel de protagonismo como vice-prefeito e ainda representa o clã dos Bezerra, sendo filho de deputado estadual e sobrinho de vereador. Assim, se Tibério entra para tomar o lugar de Leo, provocaria uma baixa na base de apoio de João.
Clique aqui para ler todos os textos de Felipe Gesteira
Apostar no desmanche da aliança entre João e Cícero e colocar Tibério como candidato do governador a prefeito de João Pessoa é ainda mais improvável. Seria um risco alto demais para quem está hoje numa situação confortável.
Se Tibério quer ter de volta um mandato e o grupo de João busca ampliar espaço, eu acredito que o atual secretário de Administração será mesmo candidato a vereador, mas não apenas mais um integrante da Câmara Municipal de João Pessoa. E aí, como as funções de maior destaque hoje são ocupadas por outros nomes, alguém vai ter que ceder.
No mínimo será o vereador Bruno Farias (Cidadania), hoje líder do Governo Cícero, quem perderá o lugar para Tibério. Mas ainda assim acredito que é pouco, e nesta linha, quem precisa abrir o olho na disputa que se avizinha é o presidente da Câmara, vereador Dinho (Avante), caso vislumbre mais um biênio no comando da Casa para a próxima Legislatura, mesmo que alternado. Com Tibério no páreo para ser vereador, vêm no pacote a força do cabo eleitoral de peso, votos suficientes para garantir uma bancada forte e a briga pela Presidência.