Fernando Guedes Jr é turismólogo e historiador; mestre em História pela UFRN. Trabalha com magistério nas redes pública e privada da cidade de João Pessoa. Instagram: @afernandojunior
Fernando Guedes Jr é turismólogo e historiador; mestre em História pela UFRN. Trabalha com magistério nas redes pública e privada da cidade de João Pessoa. Instagram: @afernandojunior
ads
Decepção
Compartilhe:
(Foto: Ben Sutherland/Flickr)

Decepção é um sentimento de tristeza, descontentamento ou frustração pela ocorrência de fato inesperado, que representa um mal, uma desilusão, um desapontamento. Quem nunca passou por uma decepção na vida? Você lembra da sua última grande decepção? Entenda: ela não será a última…

As decepções nos causam profundo sentimento de pesar, baixam nossa vibração e nos provocam momentos que provavelmente não serão esquecidos. Nos decepcionamos com nossos parceiros, nossos amigos, nossos filhos, nossos pais e familiares de maneira geral. Nos decepcionamos até com nós mesmos. São, em sua grande maioria, inevitáveis, pois em grande parte das vezes as decepções envolvem outras pessoas e, portanto, não estão necessariamente em nosso poder evitá-las… será?

Creio que não… na realidade as decepções são causadas por expectativas que nós criamos e que não são correspondidas na realidade. Sabe aquele meme expectativa x realidade? É bem assim que funciona. Então as decepções são causadas por nós mesmos. As grandes decepções são sempre com aqueles que são mais próximos a nós, justamente pelo fato de depositarmos neles uma grande expectativa de confiança e sintonia com nosso comportamento e pensamento. Há quem diga que quanto maior a expectativa, maior a frustração e, nesta perspectiva, é exatamente isto.

Clique aqui para ler todos os textos da coluna Moral da História

Precisamos compreender que as pessoas que nos circulam não são obrigadas a corresponder com nossas expectativas, não são obrigadas a se comportarem como nós queremos, nem a pensarem como nós pensamos. Todos nós somos livres para agir e pensar como nos convém. Podemos mudar nossos entendimentos sobre determinadas coisas da vida e isto, indubitavelmente, irá decepcionar outras pessoas.

“Eu nunca esperaria isso de Fulano!” Pois espere! Todos nós somos capazes de decepcionar alguém, todos temos tal capacidade. E fazemos de maneira intencional ou não, mas fazemos. Lidar com tais situações pode ser frustrante, mas elas serão importantes para compreendermos que todos nós temos esta mesma capacidade e que a decepção é, antes de tudo, uma criação do decepcionado.

A vida continuará nos decepcionando em vários momentos e cabe a nós trabalharmos esta relação expectativa x frustração. Pode e provavelmente será dolorido, pode ser que abale relações ou até mesmo ponha fim a elas. Mas é assim que acontece. Este texto pode parecer introspectivo, negativo e decepcionante. Está decepcionado? Eu já esperava!

Compartilhe: