“Viva de forma que, quando seus filhos pensarem em justiça e integridade, eles pensem em você” [H. Jackson Brown Jr.]
O escritor Horace Jackson Brown Jr., nascido em Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, em 14 de março de 1940, vindo a falecer em 30 de novembro de 2021, em toda a sua trajetória cultivou e incorporou ao seu modo de viver como principais atributos, a honestidade, a competência e o sentimentalismo herdados do seu pai. A partir dessas experiências ele tornou-se best-seller, com a sua obra campeã de vendas no segmento de autoajuda, “Livro de Instruções da Vida”. Poderíamos afirmar que o Best-Seller foi um doador de conselhos paternais. Seu “Livro de Instruções da Vida”, que aconselhava “levar alguém para jogar boliche” e “acreditar no amor à primeira vista”, já vendeu mais de sete milhões de cópias.
Destaquei nesse singelo texto, a frase de H. Jackson Brown Jr. “Viva de forma que, quando seus filhos pensarem em justiça e integridade, eles pensem em você”. Extraio dela uma bela declaração de como cada um de nós pode trabalhar para cultivar esses valores em nossas próprias vidas. A busca pela justiça e integridade é um valor fundamental para uma sociedade saudável, funcional, justa e igualitária.
Nessa nossa trajetória secular, devemos entender que a justiça e a integridade são princípios éticos fundamentais que devem ser seguidos em todas as áreas da vida. Esses valores são essenciais para a construção de uma sociedade democrática, harmoniosa e equânime. Quando aplicamos esses princípios em nossas atitudes, estamos, de alguma maneira, contribuindo para a formação de um mundo melhor, para nós e para as futuras gerações.
H. Jackson Brown Jr. nos lembra da importância de vivermos de forma que nossos filhos pensem em justiça e integridade quando pensarem em nós. Essa é uma reflexão profunda que devemos fazer em relação à forma como vivemos nossas vidas e como nossas ações podem influenciar aqueles que nos cercam.
Ser justo e íntegro não é uma tarefa fácil, mas é uma responsabilidade pessoal e social que deve ser assumida por todos aqueles que desejam viver em um mundo melhor. Quando estamos comprometidos com esses valores, somos capazes de tomar decisões éticas e responsáveis em todas as áreas da vida, seja no âmbito familiar, no trabalho, na comunidade ou na sociedade como um todo.
No período em que servi à nação como oficial do Exército Brasileiro (de 1978 a 1989), tive a oportunidade de vivenciar a importância da justiça e da integridade na prática. Foi um período de rico aprendizado: hierarquia, disciplina, respeito, integridade, honestidade, ombridade, gratidão, dentre tantos outros valores essenciais que até hoje tenho incorporado na minha vida pessoal e profissional.
No auge da minha juventude, os valores e princípios forjados na caserna me tornaram uma pessoa que, em todas as minhas decisões, sempre buscava ser justo e íntegro, independentemente das circunstâncias. Isso me permitiu ganhar o respeito e a confiança dos meus subordinados e superiores, bem como a admiração dos meus familiares e amigos.
Ao ingressar na magistratura do estado da Paraíba, no ano de 1992, continuei a aplicar esses valores no dia a dia da minha missão judicante.
A missão de julgar não é nada fácil, entretanto, ancorado nesses princípios, sempre busquei decidir de forma justa e imparcial, sem deixar que interesses pessoais ou pressões externas influenciassem as minhas decisões. Quero crer que isso me permitiu contribuir para a promoção da justiça e do bem-estar social nas comarcas onde judiquei.
Ser justo e íntegro é uma decisão que devemos incorporar durante toda nossa existência. Precisamos estar dispostos a enfrentar os desafios que surgem em nosso caminho e a tomar decisões difíceis em nome da justiça e da integridade. Quando agimos dessa forma, estamos contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e harmoniosa, na qual nossos filhos e as futuras gerações possam viver com dignidade e respeito.
A frase de H. Jackson Brown Jr. “Viva de forma que, quando seus filhos pensarem em justiça e integridade, eles pensem em você”, é uma declaração poderosa sobre a importância de sermos justos e íntegros no nosso agir. Ao cultivarmos esses valores em nossas próprias vidas, estamos contribuindo para a efetivação de um mundo mais justo, igualitário e compassivo para todos, quer seja um juiz, na árdua missão de julgar, ou qualquer outro profissional, afinal, não importa a posição que ocupamos, mas sim a ética com a qual nos comprometemos para atuar.
Portanto, a busca incansável de sermos referenciais nos nossos exemplos e valores nos impõe termos compromisso e retidão enquanto sujeitos de direito e cidadãos do mundo.
Justiça, Integridade e Paz!