Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
ads
Natal dos Sentimentos
Compartilhe:
(Foto: Kleide Teixeira/PMJP)

A agitação nos dias que antecediam a corrida Natal dos Sentimentos, também conhecida pelo público de João Pessoa como “Corrida do Natal”, indicavam que não se tratava de mais uma corrida de rua no lotado calendário de eventos esportivos da cidade. Inscrições esgotadas, lote extra esgotado, gente nos grupos de WhatsApp atrás de quem tivesse interesse em repassar kit. Já inscrito, perguntei aos amigos qual o motivo de tanta animação, superando outras corridas também famosas na capital. Só me disseram que essa era a mais legal de todas e que no dia eu veria. 

O primeiro ponto positivo é ser uma corrida ‘sem volta’. Na grande maioria dos casos, o local da largada é o mesmo da chegada. Isso facilita a logística do evento e também para o corredor, no entanto, empobrece a experiência. Correr de um ponto a outro sem fazer volta estica o percurso, fazendo com que o corredor passe por um trajeto maior em vez de cumprir metade na ida e a outra metade na volta.

Se chama Natal dos Sentimentos porque acontece em meio ao período natalino, obviamente, porém é muito mais do que isso. A corrida faz parte do calendário de eventos esportivos e também integra a programação natalina da Prefeitura de João Pessoa. Com largada no Parque da Lagoa, os participantes começam a brincadeira passando por um dos principais pontos da decoração festiva e interagindo com a população que está por lá para curtir o período com a família. Tem decoração de Natal, parque de diversões e uma multidão para dar força logo no início da corrida.

Após a volta em torno da Lagoa, eis que chega a primeira subida, em direção à avenida Epitácio Pessoa. Quem estava junto participando e motivando os corredores era o secretário de Esportes do município. Não qualquer gestor público, mas um ex-atleta olímpico. E sabem o ditado que diz “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”? Foi bem assim a sensação ao perceber o ex-nadador Kaio Márcio, que já representou o Brasil mundo afora, puxando a turma pra subir da Lagoa até a Epitácio.

O percurso dá a volta na Lagoa, desce a principal avenida da cidade e termina na Orla, no Busto de Tamandaré. O melhor disso é que o trajeto coloca o atleta num grande corredor de decoração natalina. Além do que o evento proporciona como incentivo, pois em cada kit foi entregue um gorrinho de Papai Noel, os participantes vão além. Teve gente correndo com pisca-pisca preso na roupa. 

Outro ponto de destaque foi a banda marcial do Exército, tocando para os participantes em frente ao 1º Grupamento de Engenharia. Quando passei, estavam executando o tema da abertura da série Game of Thrones.

No fim das contas, a percepção é que a corrida é divertida como poucas. Tem tudo para se consolidar no calendário da cidade para além de um evento voltado ao público local, mas também como uma corrida atraente para quem vem de fora. É preciso melhorar o treinamento dos agentes de trânsito e tratar a corrida com a grandeza de seu potencial, para que a população de João Pessoa perceba que trata-se de um grande evento, como acontece em outras cidades. No mais, com uma decoração linda, programação repleta de eventos, um litoral maravilhoso e ainda dispondo de uma corrida de rua em meio a tudo isso, é muito mais vantagem turistar durante o Natal em João Pessoa do que em qualquer outra cidade brasileira. 

Texto publicado originalmente na edição de 27.12.2024 do jornal A União.

Compartilhe: