Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
ads
O novo voo de Pollyanna
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)

É fácil lotar um auditório com pessoas engajadas para apoiar determinado político. Difícil é fazer o mesmo por puro prestígio, sem claque, sem ninguém recebendo para ocupar os lugares. A posse da nova secretária de Estado do Desenvolvimento Humano foi prestigiada como poucas vezes se viu algo semelhante na Paraíba. E ao falar da homenageada, a ex-deputada Pollyanna Dutra (PSB), é fácil entender o tamanho do evento que deixou na quinta-feira (2) o espaço da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) absolutamente lotado.

Com sua trajetória de vida ligada à luta por justiça social desde quando foi prefeita de Pombal pela primeira vez e alcançou resultados que atraíram a atenção do mundo inteiro, Pollyanna representa hoje dentro do Governo João Azevêdo a vontade da maioria do povo brasileiro que colocou Lula (PT) na Presidência da República para tirar o Brasil do retrocesso imposto pelos anos de Jair Bolsonaro (PL).

A missão de Pollyanna não começa agora com a posse na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH). Começou desde a campanha, quando aceitou de última hora a missão de ser a candidata ao Senado do governador João Azevêdo (PSB). Pollyanna trazia à chapa de João e Lucas Ribeiro (PP) a representatividade do campo progressista, por ser a candidata mais ligada a Lula entre os três, e aliviava o peso de tantos bolsonaristas em torno de João.

Clique aqui para ler todos os textos de Felipe Gesteira

Emocionada logo no início de sua fala, Pollyanna trouxe à cena as lágrimas de muitos dos presentes. A emoção da política que saiu do interior, sem o peso de uma oligarquia no sobrenome e enfrentando desafios que quem a acompanha de perto até testemunha, mas somente ela pode mensurar o tamanho da adversidade; a emoção do povo sertanejo, nordestino, das minorias que ali também tomavam posse à frente de uma secretaria que tem função tão fundamental para o desenvolvimento da Paraíba. Com um discurso que foi de João Cabral de Melo Neto a Celso Furtado, Pollyanna homenageou cada Severina e Severino paraibanos que terão acesso a políticas de enfrentamento à pobreza.

Foi por meio da SEDH que o Governo João Azevêdo executou o programa mais bem-sucedido da gestão estadual nos últimos anos: o Tá na Mesa. E é com o compromisso de enfrentar a pobreza e fazer mais do que apenas transferência de renda que Pollyanna assume o novo momento de sua carreira política. A secretaria, que já foi gerida com excelência pela deputada Cida Ramos (PT), hoje volta a ser comandada por uma gestora de esquerda e que tem como prioridade a redução das desigualdades.

Sem mandato eletivo, mas com uma missão das mais importantes, Pollyanna sobe de patamar na carreira política ao assumir a SEDH. Assim que colocar em prática sua experiência acumulada na vida pública, certamente irá projetar o Governo da Paraíba e fazer ainda melhor, principalmente por quem mais precisa. Voa, Pollyanna!

Compartilhe:
Palavras-chave
pollyanna dutra