O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) até que começou o ano de 2025 mirando na produtividade, mas na falta do que fazer, acertou a ineficiência. Por meio de sua assessoria de imprensa, o parlamentar enviou nesta sexta-feira (3) uma cobrança pública pelo retorno da Operação Lei Seca na Paraíba. Ruy esqueceu de fazer a lição de casa, pois o que ele pede, o Governo do Estado já vem executando.
De acordo com o relatório anual da Gerência de Policiamento do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), a Operação Lei Seca autuou 3.881 condutores ao longo do ano de 2024. Desse total, 1.731 foram flagrados dirigindo sob influência de álcool e 2.150 motoristas foram notificados por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foram realizados 13.404 testes de etilômetro, que resultaram na remoção de 639 veículos aos pátios do Detran-PB.
Segundo o Detran-PB, as fiscalizações foram realizadas nas principais avenidas de João Pessoa, a exemplo da Nossa Senhora dos Navegantes, Hilton Souto Maior, Epitácio Pessoa, Argemiro Figueiredo, Flávio Ribeiro Coutinho, José de Oliveira Curchatuz, Edson Ramalho e Fernando Luiz Henrique, bem como nos eventos públicos, tais como Romaria de Nossa Senhora da Penha e Festa de Iemanjá. Além disso, o órgão assegura que as blitze foram interiorizadas, com ações em todos os municípios da Paraíba.
É justa a preocupação do deputado. Ele alerta para o alto índice de mortes decorrentes de acidentes de trânsito na Paraíba, assim como para a lotação no Hospital de Trauma. Mas se Ruy quer engajar nas campanhas pela paz no trânsito, ao menos busque ser eficiente. Cobrar o que já vem sendo feito só contribui para a desinformação.