Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
Jornalista, fotógrafo e consultor. Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela UFPB. Escreve desde poemas a ensaios sobre política. É editor no Termômetro da Política e autor do livro infantil "O burrinho e a troca dos brinquedos". Twitter: @gesteira.
ads
Recordista em atraso na entrega de fardamento escolar, Cartaxo expõe fragilidades ao provocar Cícero
Compartilhe:
(Foto: Reprodução/YouTube)

Em casa de enforcado não se fala em corda. O ditado popular bem que poderia servir para o deputado estadual e ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT). Na manhã desta terça-feira (14), ao tentar provocar o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), Cartaxo expôs uma de suas maiores fraquezas enquanto gestor: a lentidão.

Houve avanços nos oito anos de gestão do ex-prefeito e agora deputado? Sim, alguns. Fato é que as obras se arrastavam, basta lembrar da Beira Rio, que levou seis anos para ficar pronta. Quase um mandato e meio. E se não tivesse sido reeleito? Só Deus sabe.

A mobilidade urbana de João Pessoa nos anos de Cartaxo foi talvez o seu maior calo, tanto que neste aspecto talvez o político reconheça a falha e por isso não procure abordar o assunto constantemente. É consenso que o trânsito da capital paraibana piorou e muito com os seguidos erros da administração municipal. Há em cada engarrafamento de hoje a marca da lentidão de Cartaxo, que esperou piorar muito até começar a agir sobre o problema.

Clique aqui para ler todos os textos de Felipe Gesteira

Mas o que chamou atenção na sessão de desta manhã da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi Cartaxo cobrar Cícero por atraso na entrega de fardamento. Até certo ponto ele tem razão, o ideal é que o fardamento seja entregue antes que comecem as aulas, que no caso da rede municipal, começaram na quinta-feira (9), e o fardamento começou a ser entregue na segunda-feira (13), quatro dias depois. De acordo com a Secretaria de Educação do Município, há um cronograma a ser seguido e as fardas devem ser totalmente entregues em questão de dias.

Mas Cartaxo, logo fardamento? É muita desfaçatez do político que passou meses, isso mesmo, meses! para entregar o fardamento aos estudantes. Em 2014, sem qualquer desculpa a respeito de gestão anterior ou contas a pagar, chegou o mês de junho e os alunos do município ainda não haviam recebido o fardamento.

Se Luciano Cartaxo quer continuar o debate para melhora da cidade, é muito válido, mas para o que lhe resta de capital político é bom que evite fazer no campo onde atuou de forma drasticamente pior.

Compartilhe:
Palavras-chave
luciano cartaxo