A Suprema Corte começou a condenar os participantes da tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro, em BrasÃlia. Com as primeiras condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a justiça brasileira dá um recado à s instituições e à sociedade de que os atos golpistas não podem ser confun...didos com um "passeio no parque". Mas se houve uma tentativa de golpe de estado, quem seria o beneficiado caso o golpe tivesse logrado êxito? Neste caso não são apenas indÃcios, todas as provas culminam no ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Cabe então outra pergunta: Quem deu a ordem do golpe? No episódio 80 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira avaliam quais impactos golpistas e demais bolsonaristas enfrentarão a partir destas primeiras condenações.
O Centrão chora, reclama, pressiona e tem força polÃtica no Brasil desde a redemocratização. Fisiologismo que chama? Sim, mas ao mesmo tempo em que o grupo polÃtico sanguessuga de governos da esquerda à extrema-direita atua conforme seus interesses, não se pode engolir tudo como se a relaçÃ...£o - por existir há tanto tempo - seja normal. Neste episódio 78 do Podcast 40 Graus, Anderson Pires e Felipe Gesteira debatem sobre o que representa o Governo Lula abrir espaços para partidos do Centrão.
Bolsonaro não morreu ainda, mas enquanto vivo estiver, ou ao menos nos próximos oito anos, não poderá se candidatar nem a vereador no Brasil. Condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder polÃtico, o ex-presidente da República e maior representante da extrema-direita no paÃs e...stá fora do páreo polÃtico. Mas como fica o bolsonarismo? São muitas as questões. Com tanto fundo eleitoral o PL fará mais prefeitos? Os apoiadores mais ferrenhos se manterão na extrema-direita? Oportunistas eleitos na onda bolsonarista migrarão para o Centrão? Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira projetam o que deve acontecer com o espólio de Bolsonaro nas próximas eleições.
Compartilhe
Há muito a classe polÃtica no Brasil discute a necessidade de uma reforme tributária. O paÃs finalmente terá uma, mas isso não quer dizer necessariamente que as mudanças na forma como os tributos serão tratados trarão benefÃcios e melhora nas vidas de quem mais precisa. É lamentável qu...e a lógica de retirar o imposto do consumo e passar a cobrar na renda não será implementada. O Legislativo discute uma reforma com rearranjos, mudanças de nomes nos impostos, ampliação das desigualdades regionais e tudo o mais, menos combate à pobreza. Neste episódio, Anderson Pires e Felipe Gesteira analisam os (poucos) ganhos que o Brasil poderá ter com a reforma tributária e debatem sobre quais serão os possÃveis impactos sociais.